Quem Somos

A Associação Humanitária de Doentes de Parkinson e Alzheimer (AHDPA), é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública e considerada de superior interesse social ao abrigo da Lei do Mecenato.

Sediados em VilaSol-Quarteira, abrimos em Outubro de 2018, a valência de Centro de dia para 20 utentes, com prioridade de admissão a pessoas portadoras de Parkinson, Alzheimer e outras patologias neurodegenerativas.

Identificação Institucional

A Associação Humanitária dos Doentes de Parkinson e Alzheimer foi fundada a 30 de Dezembro de 1998, com escritura no Cartório de São Brás de Alportel e com Estatutos publicados no Diário da República III Série de 17-02-1999. A Associação Humanitária dos Doentes de Parkinson e Alzheimer, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, registada na Direção Geral da Segurança Social (Registo nº 07/2001, a fls. 180 verso e 181, do Livro nº1 das Instituições com fins de Saúde efetuado em 11-08-2000), tendo sido publicado em Diário da República III Série de 06-07-2001, o seu reconhecimento como pessoa coletiva de utilidade pública e considerada de superior interesse social ao abrigo da Lei do Mecenato.

Centro de Dia Quarteira

Constituição e Objeto Social

O Sr. Vitor de Sousa, doente de Parkinson, juntamente com sua esposa e outros familiares próximos, fundou a Associação Humanitária dos Doentes de Parkinson e Alzheimer. A AHDPA, sempre prestou serviços de apoio social e de saúde a pessoas portadoras de Parkinson e Alzheimer, bem como aos seus familiares, através do trabalho realizado semanalmente com os utentes, com foco na sua reabilitação física e cognitiva.

Devido à necessidade de uma resposta social mais abrangente, abrimos, em Outubro de 2018, a valência de Centro de Dia, com capacidade para 20 utentes, com ambiente familiar e acolhedor, destinado a seniores em idade de reforma, não apenas para pessoas com patologia de Parkinson e Alzheimer ou de foro neurológico, mas também para todos aqueles que necessitem de cuidados e serviços constantes. Temos Acordo de Cooperação com a Segurança Social para 16 vagas.

A nossa finalidade é prestar cuidados individualizados e personalizados a idosos que, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária.


Corpos sociais


MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

Presidente: José Ribeiro de Mello
Vice Presidente: Amílcar Machado da Silva
Secretário: Jorge Manuel Matos Dias

DIREÇÃO

Presidente: Adelino da Costa Rocha
Vice Presidente: Ana Paula Correia
Tesoureiro: Isidro de Oliveira Dinis
Secretária: Maria do Pilar Josué Santos
1.º Vogal: Ana Coelho
2.º Vogal: Sandra Montes Peral Pereira
3.º Vogal: Filomena M. da Conceição Malvar Cruces
4.º Vogal: Rosa Nogueira
5.º Vogal: José Manuel Cruz Brás

CONSELHO FISCAL

Presidente: João Luís Calçada Correia
Vice Presidente: Jorge Manuel Domingues Guerreiro
Secretário: João de Carvalho Ferreira