Quem Somos
Mensagem do Presidente

“O ALZHEIMER PODE RETIRAR-NOS TUDO, MENOS O AMOR”
A Associação Humanitária de Doentes de Parkinson e Alzheimer (AHDPA) de Quarteira, fez em Dezembro de 2024, a bonita idade de vinte e cinco (26) anos de existência. Somos uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) sem fins lucrativos, reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública e considerada de superior interesse social ao abrigo da Lei das IPSS e do Mecenato.
Nasceu com o Sr. Vítor de Sousa, doente de Parkinson, que juntamente com sua esposa, outros familiares próximos e mais alguns amigos, com destaque especial da nossa estimada sócia e fundadora Dra. Ana Machado, que elaborou os Estatutos e assim criaram a AHDPA. Nasceu com o propósito de prestar serviços de apoio social, de saúde e bem-estar a pessoas portadoras de Parkinson e Alzheimer, bem como, ajudar os seus familiares e cuidadores, através do trabalho realizado semanalmente com os utentes e sempre com o foco na sua reabilitação física e cognitiva.
A actual direcção do Conselho de Administração (CA) mantendo o espírito de missão que sempre existiu nesta associação, criou em 2018 o Centro de Dia de que hoje todos nos orgulhamos. É de inteira justiça que seja feita uma referência a todos os directores e aos membros dos outros órgãos sociais, que, desde sempre tem colaborado com a instituição e ainda a empresários locais que se manifestam sempre disponíveis a nos ajudar. Destes, quero destacar uma benemérita Petra Herrmann e seu marido, que nos apoiou no nosso início da actividade como Centro de Dia, representando um grande apoio para tornar o nosso sonho em realidade e ainda ao Rogério Machado, que durante um evento por si organizado, nos angariou um grande patrocínio. De referir um agradecimento muito especial à grande agência de publicidade HAVAS, ao seu director Sérgio Resende, bem como aos excelentes actores da companhia parceira, em que destaco o João Silvestre e a extraordinária equipa de filmagens “PlayGrnd (Production Campany), que elaborou o filme sobre o IRS, pois conseguiram colocar utentes com alguma demência, a dizer o número de contribuinte do Centro de Dia cantando. Mais tarde e na continuação da nossa angariação de patrocínios, queremos agradecer às administrações da InfraMoura na pessoa do Eng. José Miguel, `da InfraQuinta Dr. Pedro Pimpão, da InfraLobo Dr. Carlos Manso, da administração de Vale do Lobo, do Jardim Vista do Capitain’s of Vila Sol, do Hotel Hilton de Vilamoura, do Rotary C. de Loulé, do IKEA, das construções Pedra Algarvia, do Hotel D. José e de muitas outras empresas que nos apoiam, muitas vezes na forma de anonimato.
Após ter sido apresentada uma candidatura transfronteiriça EM 2011 ao programa “Proctep” pelas direcções anteriores sem que nada tenha sido tratado ou dado qualquer andamento, foi só após termos obtido uma moradia em 2017 para a nova sede, gentilmente cedida pela CMLoulé, em regime de Comodato por 40 anos, que esta Direcção, reactivou essa candidatura na CCDR Algarve e, embora sem dinheiro, realizou as obras de adaptação da moradia para Centro de Dia, tendo conseguido abrir em Outubro de 2018, a valência de Centro de Dia (CD), com capacidade para 20 utentes. Foi nosso propósito a criação de um ambiente familiar e acolhedor, destinado à população sénior em idade de reforma, não apenas para pessoas com patologias de Parkinson e Alzheimer ou de foro neurológico, mas também para todos aqueles que necessitem de cuidados e serviços ais quais tenhamos competências.
Actualmente e como resultado de reconhecimento publico por parte do executivo municipal e do grande empenhamento dos serviços técnicos da CMLoulé através das Arquitectas Mercedes Paulino e Sofia Pontes e pela nossa vontade de crescer e aumentar o espaço, o executivo e o Sr. Presidente Vítor Aleixo apresentou em Novembro de 2023 a adjudicação formal das obras tendo as mesmas obras iniciado em Janeiro de 2024 e que ficaram concluídas no final de Março deste ano de 2025. Estas obras representam uma melhoria significativa de enorme bem-estar dos utentes e do Staff, pois vem aumentar a nossa capacidade de acolher mais dez (10) utentes. Em simultâneo aceitamos um desafio e construímos um Jardim Sensorial que se tornou uma obra diferenciadora da qual só temos recebido elogios de todos aqueles que nos visitam. Mudamo-nos para estas renovadas instalações no dia 7 de Março de 2025.
Apesar das dificuldades na gestão, pois continuamos a manter ajuda aos utentes, praticando preços sociais, temos conquistamos muitas amizades que nos compensam as falhas de tesouraria. A nossa finalidade e objectivo é a de continuar a prestar cuidados individualizados e personalizados aos nossos utentes e aos familiares, que, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as actividades da vida diária.
Estamos empenhados em tornar a nossa Instituição mais visível e conhecida possível não só ao nível do nosso concelho, mas em todo o algarve.
Por fim, quero deixar aqui uma palavra de carinho e apreço para todos os colaboradores e voluntários que prestam serviço nesta Instituição, sem os quais não seria possível atingir o nível de satisfação até aqui alcançado.
A todos os que nos procuram, tentaremos sempre dar uma resposta positiva, pois “o Alzheimer pode retirar-nos as nossas memorias, mas não nos retira o amor”.
Adelino Rocha
A Associação Humanitária de Doentes de Parkinson e Alzheimer (AHDPA), é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública e considerada de superior interesse social ao abrigo da Lei do Mecenato.
Sediados em Vila Sol, Quarteira, abrimos em Outubro de 2018, a valência de Centro de dia para 20 utentes, com prioridade de admissão a pessoas portadoras de Parkinson, Alzheimer e outras patologias neurodegenerativas.
Identificação Institucional
A Associação Humanitária dos Doentes de Parkinson e Alzheimer foi fundada a 30 de Dezembro de 1998, com escritura no Cartório de São Brás de Alportel e com Estatutos publicados no Diário da República III Série de 17-02-1999. A Associação Humanitária dos Doentes de Parkinson e Alzheimer, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, registada na Direção Geral da Segurança Social (Registo nº 07/2001, a fls. 180 verso e 181, do Livro nº1 das Instituições com fins de Saúde efetuado em 11-08-2000), tendo sido publicado em Diário da República III Série de 06-07-2001, o seu reconhecimento como pessoa coletiva de utilidade pública e considerada de superior interesse social ao abrigo da Lei do Mecenato.
Constituição e Objeto Social
O Sr. Vitor de Sousa, doente de Parkinson, juntamente com sua esposa e outros familiares próximos, fundou a Associação Humanitária dos Doentes de Parkinson e Alzheimer. A AHDPA, sempre prestou serviços de apoio social e de saúde a pessoas portadoras de Parkinson e Alzheimer, bem como aos seus familiares, através do trabalho realizado semanalmente com os utentes, com foco na sua reabilitação física e cognitiva.
Devido à necessidade de uma resposta social mais abrangente, abrimos, em Outubro de 2018, a valência de Centro de Dia, com capacidade para 20 utentes, com ambiente familiar e acolhedor, destinado a seniores em idade de reforma, não apenas para pessoas com patologia de Parkinson e Alzheimer ou de foro neurológico, mas também para todos aqueles que necessitem de cuidados e serviços constantes. Temos Acordo de Cooperação com a Segurança Social para 16 vagas.
A nossa finalidade é prestar cuidados individualizados e personalizados a idosos que, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária.
Corpos sociais 2025 - 2029
MESA DA ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: Manuel Figueiredo Machado
Vice Presidente: Rogério Rodrigues Machado
Secretário: Jorge Manuel Matos Dias
CONSELHO FISCAL
Presidente: João Luís Calçada Correia
1º Secretário: Jorge Manuel Domingues Guerreiro
2º Secretário: João de Carvalho Ferreira
DIREÇÃO
Presidente: Adelino da Costa Rocha
Vice Presidente: Ana Paula Correia
Tesoureiro: José Manuel Cruz Brás
Secretária: Maria do Pilar Josué Santos
Vogal: Ana Maria Tomás Rodrigues de Sousa Coelho
Vogal: Filomena M. da Conceição Malvar Cruces
Vogal: Sandra Montes Peral Pereira
Vogal: Rosa Maria Marques Nogueira