Quem Somos
Mensagem do Presidente
A Associação Humanitária de Doentes de Parkinson e Alzheimer (AHDPA) de Quarteira, vai em dezembro este ano de 2023, completar a bonita idade de vinte e cinco (25) anos de existência. Somos uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública e considerada de superior interesse social ao abrigo da Lei do Mecenato.
Nasceu com o Sr. Vítor de Sousa, doente de Parkinson, que juntamente com sua esposa, outros familiares próximos e mais alguns amigos, fundou a AHDPA, que nasceu com o propósito de prestar serviços de apoio social, de saúde e bem-estar a pessoas portadoras de Parkinson e Alzheimer, bem como ajudar os seus familiares cuidadores, através do trabalho realizado semanalmente com os utentes e sempre com o foco na sua reabilitação física e cognitiva.
Enquanto prestadora desses serviços de apoio à população do concelho de Loulé, que necessitaria desses serviços, sentiu-se necessidade de ir mais além e por isso foi necessário criar um serviço mais ativo, mais constante e permanente. Para atingir esses objetivos muito contribuiu a grande ajuda e colaboração do Dr. Vítor Aleixo, que enquanto Presidente da CML, nos proporcionou em contrato de Comodato por 40 anos, a nova sede social em Vila Sol.
Pretendo fazer uma breve referência a todos os diretores e aos membros dos outros órgãos sociais, que, desde sempre tem colaborado com a instituição e ainda a empresários locais que se manifestam sempre disponíveis a nos ajudar. Destes, quero destacar um benemérito (Petra Herrmann) que nos deu um grande apoio e ajuda a tornar um sonho real e ainda ao Rogério Machado, que nos angariou um grande patrocínio.
Após termos apresentado uma candidatura transfronteiriça ao programa “Proctep” e de termos obtido uma moradia para a nova sede, gentilmente cedida pela CMLoulé, a atual direção, realizou as obras de adaptação e abrimos em outubro de 2018, a valência de Centro de Dia (CD), com capacidade para 20 utentes. Pretendemos sempre um ambiente familiar e acolhedor, destinado à população sénior em idade de reforma, não apenas para pessoas com patologias de Parkinson e Alzheimer ou de foro neurológico, mas também para todos aqueles que necessitem de cuidados e serviços constantes. Temos Acordo de Cooperação com a Segurança Social para 16 vagas.
Apesar das dificuldades na gestão por falta de independência financeira, a nossa finalidade é prestar cuidados individualizados e personalizados a idosos que, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária.
Estamos empenhados em tornar a nossa Instituição mais visível e conhecida possível não só ao nível do nosso concelho, mas em todo o algarve.
Por fim, quero deixar aqui uma palavra de carinho e apreço para todos os colaboradores e voluntários que prestam serviço nesta Instituição, sem os quais não seria possível atingir o nível de satisfação até aqui alcançado.
A todos os que nos procuram, tentaremos sempre dar uma resposta positiva.
Adelino Rocha
A Associação Humanitária de Doentes de Parkinson e Alzheimer (AHDPA), é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública e considerada de superior interesse social ao abrigo da Lei do Mecenato.
Sediados em Vila Sol, Quarteira, abrimos em Outubro de 2018, a valência de Centro de dia para 20 utentes, com prioridade de admissão a pessoas portadoras de Parkinson, Alzheimer e outras patologias neurodegenerativas.
Identificação Institucional
A Associação Humanitária dos Doentes de Parkinson e Alzheimer foi fundada a 30 de Dezembro de 1998, com escritura no Cartório de São Brás de Alportel e com Estatutos publicados no Diário da República III Série de 17-02-1999. A Associação Humanitária dos Doentes de Parkinson e Alzheimer, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, registada na Direção Geral da Segurança Social (Registo nº 07/2001, a fls. 180 verso e 181, do Livro nº1 das Instituições com fins de Saúde efetuado em 11-08-2000), tendo sido publicado em Diário da República III Série de 06-07-2001, o seu reconhecimento como pessoa coletiva de utilidade pública e considerada de superior interesse social ao abrigo da Lei do Mecenato.
Constituição e Objeto Social
O Sr. Vitor de Sousa, doente de Parkinson, juntamente com sua esposa e outros familiares próximos, fundou a Associação Humanitária dos Doentes de Parkinson e Alzheimer. A AHDPA, sempre prestou serviços de apoio social e de saúde a pessoas portadoras de Parkinson e Alzheimer, bem como aos seus familiares, através do trabalho realizado semanalmente com os utentes, com foco na sua reabilitação física e cognitiva.
Devido à necessidade de uma resposta social mais abrangente, abrimos, em Outubro de 2018, a valência de Centro de Dia, com capacidade para 20 utentes, com ambiente familiar e acolhedor, destinado a seniores em idade de reforma, não apenas para pessoas com patologia de Parkinson e Alzheimer ou de foro neurológico, mas também para todos aqueles que necessitem de cuidados e serviços constantes. Temos Acordo de Cooperação com a Segurança Social para 16 vagas.
A nossa finalidade é prestar cuidados individualizados e personalizados a idosos que, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária.
Corpos sociais 2021 - 2024
MESA DA ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: José Ribeiro de Mello
Vice Presidente: Rogério Machado
Secretário: Jorge Manuel Matos Dias
Segundo Secretário: Amilcar Machado da Silva
CONSELHO FISCAL
Presidente: João Luís Calçada Correia
Vice Presidente: Jorge Manuel Domingues Guerreiro
Secretário: João de Carvalho Ferreira
DIREÇÃO
Presidente: Adelino da Costa Rocha
Vice Presidente: Ana Paula Correia
Tesoureiro: Isidro de Oliveira Dinis
Secretária: Maria do Pilar Josué Santos
Vogal: Ana Coelho
Vogal: Filomena M. da Conceição Malvar Cruces
Vogal: Sandra Montes Peral Pereira
Vogal: Rosa Nogueira
Vogal: José Manuel Cruz Brás
Vogal Suplente: Carlos Matos